terça-feira, 4 de junho de 2013

Iniciativa usa áreas abandonadas de SP para criar hortas comunitárias.

Hortas como a de São Miguel geram emprego e alimento de qualidade para a comunidade. (Foto: Divulgação)

Uma ideia simples vem fazendo a diferença de centenas de pessoas em São Paulo. Idelizada pelo empresário alemão Hans Dieter Temp, a ONG Cidades Sem Fome utiliza terrenos baldios da cidade para desenvolver hortas comunitárias, mudando as paisagens e ajudando a população carente das regiões por onde o projeto passa.

Projeto visa auxiliar comunidades em situação de vulnerabilidade social. (Foto: Divulgação)

Após dar uso a um terreno baldio ao lado de sua casa, Temp decidiu expandir a ideia para outras frentes. Encontrando outros terrenos abandonados em regiões mais pobres da capital paulista, o empresário alemão passou a implantar as hortas comunitárias, que hoje chegam a 21 no total.

Missão da Cidades Sem Fome engloba ainda extinguir a pobreza e o desemprego. (Foto: Divulgação)

Ao todo, mais de 700 pessoas são beneficiadas com as hortas. Além de garantir acesso a alimentos frescos para a comunidade local, a iniciativa incentiva a capacitação profissional dos responsáveis pelas plantações e movimentação de renda através da venda dos vegetais entre os moradores.

Ao longo da história do projeto, 48 cursos de capacitação profissional foram ministrados. 
(Foto: Divulgação)

As hortas utilizam o método de compostagem, onde as sobras dos alimentos são utilizados como adubo orgânico, eliminando assim o uso de produtos químicos durante o cultivo e permitindo maior diversidade das espécies plantadas. As atividades da ONG Cidades Sem Fome tiveram início em 2004 e buscam incentivo tanto no âmbito nacional quanto internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Disqus Shortname

Comments system