segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Estudos sobre ação da Romã

A romanzeira é popularmente usada para o tratamento de um grande número de doenças inflamatórias e infecciosas, incluindo lesões e abscessos de pele e mucosas, amidalites, faringites, estomatites, gengivite, glossite, afecções febris, diarreias de origem bacteriana e parasitária, cólicas, hemorroidas, infecções de vias urinárias e genitais, viroses em geral, infecções por fungos, conjuntivites e doenças respiratórios, como bronquites. 
Em meio a grande variedade de plantas medicinais destaca-se a romã (Punica granatum L.), uma planta ornamental e também considerada medicinal, pertencente à família Punicaceae, encontra-se presente em quase todo o mundo. É considerada uma planta nobre, pois todas suas partes possuem propriedades terapêuticas bem definidas, desde a folha até raiz.
Entre os principais fitoconstituintes da Punica granatum L. destacam-se os flavonóides, antocianinas, polifenóis, alcalóides, ácido ascórbico, ácidos graxos conjugados, ácido ursólico e os taninos, presente principalmente na casca do fruto responsáveis pelo poder antibacteriano, agindo especialmente contra Staphilococcus aureus, Streptococcus pyogenes e Escherichia coli, através de sua ação sobre o sulfidril presente nas proteínas dessas bactérias. É bem conhecida por possuir excelente atividade antioxidante, antiteratogênica, antiproliferativa e anti-inflamatória, por conter compostos bioativos que são poderosos antioxidantes, particularmente os polifenóis. As α punicalaginas e monômeros β são os elagitaninos responsáveis pelas propriedades do suco de romã.
A romã já é bastante usada no tratamento de dispepsia, disenteria, inflamações de gengiva, possuem atividade adstringente e hemostática, bastante usada também no tratamento da diabetes mellitus e possui uma alta eficácia quando usado contra úlceras na boca e genitália. Satisfatoriamente usado nas bronquites.

Referencias: http://chamais.com.br/noticias/152771

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Disqus Shortname

Comments system