sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

LUTEIN VITA PLUS

A luteína é um carotenoide com pigmentação amarela, essencial ao bom funcionamento do organismo, já que este é incapaz de o sintetizar, que pode ser encontrado em alimentos como milho, couve, rúcula, espinafre, brócolis ou ovo.

A luteína contribui para uma visão saudável, previne o envelhecimento precoce da pele e contribui para a proteção dos olhos e da pele contra os radicais livres, raios UV e luz azul, sendo, por isso, muito importante realizar uma dieta equilibrada e rica em alimentos com esta substância.

Em alguns casos, em que a alimentação não seja suficiente para repôr a luteína ou em casos em que as necessidades estejam aumentadas, pode-se justificar o uso de suplementos.





Para que serve

A luteína é um carotenoide muito importante para a saúde dos olhos, proteção do DNA, saúde da pele, imunidade, antienvelhecimento e bem-estar:
1. Saúde dos olhos

A luteína é muito importante para para a visão, já que é o componente principal do pigmento da mácula, que faz parte da retina do olho.

Além disso, a luteína contribui para a melhora da visão em pessoas com cataratas e apresenta um efeito benéfico na DMI (Degeneração Macular Induzida pelo Envelhecimento), que é uma doença progressiva que afeta a mácula, região central da retina, relacionada com a visão central, porque exerce uma proteção da retina contra os danos da luz e o desenvolvimento de desordens visuais, por filtrar a luz azul e neutralizar as espécies reativas de oxigênio, graças à sua ação anti-oxidante.

2. Saúde da pele

Devido à sua ação anti-oxidante, a luteína diminui o dano oxidativo nas camadas superiores da pele, causado pela radiação ultravioleta, fumaça de cigarro e poluição, prevenindo o seu envelhecimento precoce.


3. Prevenção de doenças

Ainda graças às suas potentes propriedades anti-oxidantes, a luteína também contribui para a proteção do DNA, estimula o sistema imunológico, contribuindo, por isso, para a prevenção de doenças crônicas e alguns tipos de câncer.

Além disso, este carotenoide também ajuda a reduzir a inflamação, devido a sua capacidade para diminuir os marcadores inflamatórios.

Alimentos com luteína

As melhores fontes naturais de luteína são os vegetais verdes folhosos, como couve, milho, rúcula, agrião, mostarda, brócolis, espinafres, chicória, aipo e alface.

Embora em menos quantidades, a luteína também pode ser encontrada em tubérculos vermelho-alaranjado, ervas frescas e gema de ovo.

Suplementação de luteína

Os suplementos de luteína podem proporcionar benefícios significativos para a saúde, se usados conforme orientado pelo médico.

Estudos clínicos em pacientes com doenças oculares comprovam que os suplementos de luteína podem repôr a luteína no olho e ajudar a melhorar a visão.

Geralmente, a dose recomendada de luteína é de cerca de 15 mg por dia, que podem ajudar aumentar a densidade do pigmento macular, prevenir doenças oculares relacionadas com a idade, melhorar a visão de noite e de dia, e melhorar a função visual em pacientes com catarata e DMI.






Fonte Tua saúde




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Disqus Shortname

Comments system