quarta-feira, 18 de abril de 2018

NEM TODA GORDURA É RUIM PARA O CORPO



Alimentos ricos em gorduras boas ajudam na prevenção de doenças e são fontes de energia.


Há um ditado popular que diz que nem tudo é o que parece. Ao ouvirmos a palavra gordura certamente a associamos a algo ruim e desagradável. Mas não é bem assim. A gordura é um nutriente essencial para o nosso corpo, pois funciona como uma reserva de energia e previne doenças. O que precisamos saber é quais são as consideradas boas e em quais alimentos encontrá-las.

A gordura contém componentes nutricionais importantes, como minerais, ferro e proteínas. Em linhas gerais, está dividida em três grupos: saturadas, insaturadas e trans, e cada uma tem suas respectivas divisões. As insaturadas, por exemplo, incluem ácidos graxos mono e poliinsaturados, que possuem boa qualidade nutricional. O mesmo vale para a trans, desde que seja de origem natural – as artificiais, aquelas usadas em frituras, bolachas e salgadinhos, devem ser evitadas.

Os alimentos ricos em gordura boa são encontrados principalmente em grãos, sementes, lácteos e carnes. Entre as gorduras mais saudáveis conhecidas estão o ômega 3, presente nos peixes, e as provenientes de óleos vegetais, importantes para o controle dos níveis de triglicérides e colesterol.

Desmistificados alguns mitos sobre a gordura, o próximo passo é identificar em quais alimentos esse nutriente está presente. Lembrando, é claro, que o consumo deve ser moderado e balanceado com outras fontes de nutrientes. A seguir, uma breve lista de alimentos com gorduras que valem a pena para o nosso corpo.

Abacate – É um dos alimentos mais ricos em gordura boa. A quantidade ideal de consumo é de até meia fruta por dia.

Ovos – Além de gordura, são fontes de proteína. Ingeri-los no café da manhã traz saciedade por mais tempo.

Amêndoas
– Ricas em gordura mono e poliinsaturada. O teor calórico é alto, portanto, consumir com parcimônia.

Castanha-do-pará: Apesar de elevado teor calórico, é rica em proteína. Uma unidade por dia ajuda na prevenção do câncer e a retarda o envelhecimento das nossas células.

Peixes: Atum, sardinha, salmão têm a famosa gordura ômega 3. Ela ajuda no combate ao estresse, auxilia na concentração e melhor saúde do coração. O consumo ideal é de duas vezes por semana.

Azeite de oliva: Uma colher de sopa contém cerca de 10 gramas de gorduras boas. Por ser calórico, deve ser consumido com moderação.



Fonte: ABRAN 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Disqus Shortname

Comments system