terça-feira, 14 de agosto de 2018

Óleo de Germe de Trigo: fonte natural de vitamina E





A Vitamina E tem ação antioxidante que reflete em diferentes benefícios à saúde relacionados, por exemplo, à produção de testosterona, infertilidade e saúde da pele.

Alguns estudos realizados em humanos e animais indicam que a ação indutora dos oxidantes desempenha um papel importante na capacidade da produção de testosterona relacionada à idade.

Isso se dá porque as células intersticiais, também conhecidas como células Leydig, são responsáveis por sintetizar e secretar os hormônios sexuais masculinos, além de ser fonte primária de testosterona. Essas células, quando envelhecem, podem apresentar uma série de alterações.

Um estudo realizado in vitro com células de Leydig isoladas, extraídas de testículos de ratos alimentados com dieta deficiente em Vitamina E, ratos alimentados com Vitamina E controle e ratos alimentados com dieta suplementada de Vitamina E, mostrou que os ratos suplementados apresentaram células Leydig com retardo na perda da função esteroidogênica, prolongando a sobrevivência e funcionamento dessas células, além de uma maior produção dos níveis de testosterona em comparação às células Leydig de ratos da mesma faixa etária alimentados com Vitamina E controle ou dieta deficiente em Vitamina E.

A infertilidade masculina é uma síndrome multifatorial que abrange uma grande variedade de desordens congênitas ou adquiridas. Acredita-se que algumas dessas desordens podem ser causadas pela produção excessiva de Espécies Reativas de Oxigênio (EROs), levando a um estresse oxidativo que resulta em sérios danos aos espermatozoides. Estudos mostram que a suplementação alimentar com antioxidantes, em especial a Vitamina E, melhora o equilíbrio entre a sobrecarga oxidativa e os compostos antioxidantes, aumentando a concentração de espermatozoides, a qualidade do sêmen em homens férteis e reduzindo significativamente a concentração de DNA oxidado. Sendo assim, a Vitamina E pode ser um bom aliado em casos de tratamento contra à infertilidade.

Além disso, a Vitamina E interage com outros sistemas, potencializando seus efeitos sobre a proteção da pele contra a radiação solar. Uma revisão sobre as aplicações dermatológicas da Vitamina E demonstra benefícios contra a exposição solar, maior estabilidade da pele como barreira física e efeitos antitumorais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Disqus Shortname

Comments system