terça-feira, 14 de dezembro de 2021

IMPORTANCIA DO POTÁSSIO

O potássio é necessário para o funcionamento normal de todas as células. Pois regula os batimentos cardíacos, garante o funcionamento adequado dos músculos e nervos. Além de ser vital para sintetizar proteínas e metabolizar carboidratos.

Quando os seres humanos vagavam pela terra reunindo e caçando, o potássio era abundante na dieta. E a chamada dieta paleolítica fornece cerca de 16 vezes mais potássio que o sódio. Atualmente, a maioria das pessoas recebe apenas metade da quantidade recomendada de potássio. E, em média, contém cerca de duas vezes mais sódio devido ao sal escondido em alimentos processados ​​ou preparados. Esse desequilíbrio, está em desacordo com a evolução dos seres humanos. E é considerado um dos principais contribuintes para a pressão alta, que afeta um em cada três adultos.

De acordo com o Harvard Medical School, a recomendação de ingestão adequada de potássio é de 4.700 mg. As bananas são frequentemente apontadas como uma boa fonte. Mas outras frutas (como damascos, ameixas e suco de laranja) e vegetais (como abóbora e batata) também contêm esse nutriente.


O efeito do potássio na pressão alta

Dietas que enfatizam uma maior ingestão de potássio podem ajudar a manter a pressão em uma faixa saudável, em comparação com dietas pobres em potássio. O estudo DASH (Abordagens Dietéticas para Parar a Hipertensão Arterial) comparou três regimes. Sendo que havia duas dietas de comparação: uma rica em frutas e vegetais e uma “combinada” que incluía as mesmas porções de frutas e vegetais, além de laticínios com pouca gordura e açúcar e carne vermelha reduzidos. Em pessoas com pressão arterial normal, a dieta rica em frutas e vegetais diminuiu a pressão arterial. E a dieta combinada reduziu a pressão sanguínea. Em pessoas com pressão alta, a dieta combinada reduziu ainda mais a pressão arterial.

Risco de potássio e derrame

A pressão alta é um fator de risco para derrames, por isso não é surpresa que uma dieta com muito potássio esteja associada a menor incidência de derrame. Segundo Harvard Medical School, um estudo prospectivo que acompanhou homens por oito anos e descobriu que os maiores consumidores de potássio na dieta tinham 38% menos chances de sofrer um derrame do que aqueles cuja ingestão era mediana. No entanto, um estudo que acompanhou mulheres por 14 anos encontrou uma associação menor entre a ingestão de potássio e o risco de acidente vascular cerebral.
Recomendações
Tente comer mais produtos. Maior consumo de potássio, especialmente frutas e legumes, pode diminuir a pressão arterial e o risco de doenças cardíacas e derrames.
Nunca tome suplementos de potássio sem receita médica, pois isso pode facilmente causar níveis elevados de potássio no sangue.
Preste atenção ao teor de potássio dos substitutos do sal, pois ele pode ser alto





Fonte: Clinicacde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Disqus Shortname

Comments system