quinta-feira, 4 de agosto de 2022

A mácula


Antes de falarmos sobre a doença, precisamos citar uma pequena estrutura presente em nossos olhos, mais precisamente na retina: a mácula. Essa área específica tem a cor amarelada, possui cerca de 5 milímetros e é responsável pela visão central e pela percepção minuciosa de objetos e paisagens. 


O que é maculopatia? 

Chamamos qualquer lesão que surja na mácula e comprometa a visão de um indivíduo de maculopatia. A doença se apresenta de diversos tipos, cada um com origem, sintomas e tratamentos diferentes. Veja a seguir alguns deles. 


Maculopatia diabética

É provocada pelo agravamento do quadro de diabetes. É o tipo mais frequente de maculopatia por ser causada por uma enfermidade cada vez mais comum entre a população; além disso, ela pode afetar tanto a mácula quanto a retina. 


O principal sintoma é a visão turva, que pode desencadear uma hemorragia. O melhor tratamento para a doença é a prevenção: as pessoas portadoras de diabetes devem realizar o exame de fundo ocular pelo menos uma vez por ano. 


Maculopatia degenerativa

É associada ao envelhecimento, sendo muito frequente em pessoas com mais de 65 anos, mas existem casos entre jovens e crianças devido ao fator genético da patologia, que também recebe o nome de degeneração macular.


O portador costuma ver manchas escuras em seu campo visual e não percebe mais os objetos tão brilhantes como antes. O tratamento depende do estágio da doença, variando entre exames oftalmológicos, ingestão de vitaminas e injeções nos olhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Disqus Shortname

Comments system