sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

O uso Excessivo de Sódio e Estratégias para Redução do consumo!

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é caracterizada por uma elevação da pressão arterial e é identificada no indivíduo quando os níveis de pressão estão iguais ou superiores a 140 / 90 mm Hg. Devido à alta taxa de mortalidade causada pela HAS, o sistema público de saúde tem aumentado o seu controle, através de campanhas nacionais que visam à redução no consumo de cloreto de sódio (NaCl), o qual é um dos principais promotores dessa doença.
Junto a isso, soma-se o incentivo a alimentação saudável, incluindo frutas, legumes e alimentos com baixo teor de gordura, bem como a prática adequada de atividade física.
O consumo excessivo de sódio está associado ao aumento da pressão arterial, assim consequentemente aumentando o risco de doenças cardiovasculares, sendo que são as principais causas de morte no mundo. O consumo máximo de sal é de 2000mg/dia, por outro lado o consumo da população brasileira 3190mg/dia.
As estratégias de redução do consumo de sódio no Brasil têm como bases: 1) a promoção da alimentação saudável (especialmente no que tange o uso racional do sal); 2) a realização de ações educativas e informativas para profissionais de saúde, manipuladores e fabricantes de alimentos e população; e 3) a reformulação dos alimentos processados.
Os substitutos de sal mais explorados são, realçadores de sabor, compostos proteicos, além de ervas e especiarias que auxiliem no rebalanço das formulações reduzidas em sódio, de modo a manter a aceitação dos consumidores. Pode-se citar como substitutos do sal, o cloreto de potássio, especiarias, ervas, hidrolisado de levedura e outros ingredientes.
Um ingrediente muito utilizado para a substituição do sódio em alimentos é o cloreto de potássio (KCl), o qual possui funções condimentares similares as do NaCl. Além disso, estudos comprovam que o KCl atua de forma contrária ao sódio no organismo, reduzindo a pressão arterial.

Referências:
SILVESTRE, Francielly Kultz; DOS SANTOS, Elisvânia Freitas; NOVELLO, Daiana. Kibes com teor reduzido de cloreto de sódio: caracterização físico-química e sensorial entre hipertensos. Multitemas, v. 21, n. 49, 2016.
REICHERT, Airton Luiz et al. REDUÇÃO DE SÓDIO EM ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Disqus Shortname

Comments system