sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

Dicas para uma alimentação saudável no verão

A chegada do verão somada ao período de férias e festas de fim de ano, muitas vezes torna-se uma preocupação para quem não quer perder o ritmo da alimentação saudável. Além disso, a exposição ao calor e ao sol excessivos exige alguns cuidados extras com a alimentação.
Algumas dicas para você aproveitar o verão de forma saudável e com a consciência tranquila. Veja abaixo:
Beba muita água e líquidos em geral

Na estação mais quente do ano, nosso organismo perde mais líquidos e sais minerais, quando comparada as demais estações. Essa circunstância favorece a desidratação, por isso é muito importante ingerir, pelo menos, dois litros de água por dia. Sucos naturais sem açúcar também são uma excelente alternativa para complementar a ingestão de líquidos.

Não espere sentir sede para beber água, pois esse já é um sinal de desidratação.
Alimente-se a cada 3 horas

Alimentar-se moderadamente a cada três horas é uma excelente alternativa para se manter nutrido durante todo o dia. Um café da manhã reforçado, um almoço balanceado, frutas e lanches leves nos intervalos das principais refeições são excelentes aliados.
Frutas e Saladas

Por ser uma estação muito quente, a pré-disposição para ingestão de alimentos frios (frutas, saladas e legumes crus) é maior, por conta de sua característica refrescante.

Além disso, frutas mais suculentas possuem mais água em sua composição, tornando-se aliadas na hidratação do organismo. E as saladas que, geralmente, são bastante constituídas por água, além de colaborar com a prevenção da desidratação e no fortalecimento do sistema imunológico do organismo.
Evite o consumo de bebidas alcoólicas

Nós compreendemos que no calor, às vezes o corpo pede por uma bela cerveja gelada para curtir o verão, mas a moderação é um fator importantíssimo e deve ser levado a sério não apenas no verão como em todas as estações do ano.

O consumo excessivo de álcool leva à perda intensa de líquidos e consequentemente à desidratação, além de tantas outras doenças que podem ser causadas a longo prazo. Portanto, beba com moderação.
E nas ceias de Natal e Ano Novo?

Geralmente marcadas pela sua fartura, as ceias de Natal e Ano Novo enchem nossos olhos e faz com que exageremos na alimentação nesse período.

A sugestão, então, é comer pequenas porções, a fim que possa experimentar e saborear de cada opção disponibilizada (ou daquelas que você já sabe que tem preferência). Desse modo, você não se sentirá estufado, mas sim, satisfeito e sem arrependimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Disqus Shortname

Comments system