terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

FITOESTERÓIS

São substâncias gordurosas semelhantes ao colesterol, produzidas pelas plantas e presentes em óleos vegetais, sementes, grãos, frutas e hortaliças. Os fitoesteróis competem com o colesterol consumido na dieta e diminuem a absorção intestinal do colesterol ruim, o LDL. Os fitoesteróis também aumentam a excreção desse colesterol pelas fezes.

“O consumo de fitoesteróis associado a uma dieta equilibrada, que contenha frutas e hortaliças, e a adoção de hábitos de vida saudáveis e atividades físicas, auxilia na redução da absorção de colesterol. Uma dieta rica em fibras como, por exemplo, a vegetariana, pode proporcionar até 400 mg/dia de fitoesteróis”, recomenda Riva. Os efeitos aditivos de fitoesteróis são comparáveis à redução de LDL-colesterol, obtida quando se dobra a dose da estatina5, medicamento comumente usado para o controle do colesterol alto.

Estudos mostram, porém, que há baixa ingestão de fitosteróis por parte da nossa população. Na cidade de São Paulo, por exemplo, um estudo revelou uma média de consumo de 100 mg/dia por pessoa, o que coloca o brasileiro com consumo mais baixo que o observado em vários países europeus e da América do Norte.
Nenhuma descrição de foto disponível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Disqus Shortname

Comments system