terça-feira, 26 de dezembro de 2023

6 ALIMENTOS QUE AUMENTAM A IMUNIDADE


Manter o sistema imunológico funcionando bem é um dos fatores que aumentam a nossa qualidade de vida, já que ele é o responsável por combater microrganismos causadores de variadas doenças, como gripe, resfriado e COVID-19. Em tempos de pandemia, incluir na dieta alimentos que aumentam a imunidade é uma boa forma de ampliar a proteção.

Ao contrário do que muitos pensam, a automedicação é perigosa e não confere os benefícios inestimáveis que a alimentação saudável propicia para o corpo e para a mente. Aliás, cultivar horta em casa é uma excelente ideia que une o útil ao agradável: relaxar com a prática da jardinagem e colher alguns de seus próprios alimentos.

Então, continue conosco, pois selecionamos 6 alimentos que aumentam a imunidade para você adicioná-los à sua dieta já!

1. Alho e cebola

Para muitas pessoas, essa dupla é o “carro abre-alas” de qualquer preparação na cozinha. Se é assim para você também, ótimo! A cebola e o alho são ricos em vitaminas A, C, E e do complexo B, que são antioxidantes e também combatem o estresse e o desânimo.

Além disso, contêm selênio e alicina, substâncias poderosas para fortalecer o sistema imune e afastar o risco de tumores. Como se não bastasse, são ricos em elementos anti-inflamatórios, antiparasitários, antivirais, antibacterianos e antifúngicos, compondo uma defesa de primeira contra resfriados, gripes e infecções em geral.



2. Frutas cítricas

“Vitamina C e cama” é a receita mais famosa do mundo de combate à gripe. E não é à toa, já que as frutas cítricas contêm grandes quantidades da substância, que é antioxidante e contribui de modo significativo para o aumento da imunidade.

Além disso, a vitamina C é facilitadora da absorção do ferro no organismo — está aí a razão para aquela laranja no prato da feijoada! Além da laranja, o limão, a acerola e o kiwi são riquíssimos em vitamina C. Ela também é encontrada no brócolis, no pimentão e no tomate.

3. Gengibre

O gengibre é uma raiz muito conhecida pelo seu poder anti-inflamatório e termogênico. Rico em vitamina B6 e C, tem ação bactericida e é um forte combatente das dores e inflamações da garganta. Se você tem dificuldade de incluí-lo nas refeições, aposte em fatias finas no seu chá!

4. Beterraba

Além de conferir uma coloração característica e belíssima aos pratos, a beterraba contém altas doses de fibras, potássio, cálcio, magnésio e vitamina C. Isso tudo faz dessa raiz tuberosa um potente alimento para fortalecer a imunidade e, adicionalmente, suavizar os efeitos do envelhecimento.

5. Fígado

O fígado faz parte do grupo de alimentos que ou você ama ou você detesta. Se o seu caso é o primeiro, aproveite! O fígado contém vitaminas A, D e do complexo B, além de ser rico em ferro.

Contudo, recomenda-se o consumo moderado, principalmente para quem sofre de doenças crônicas do coração, uma vez que o fígado tem alto teor de colesterol. Gestantes também devem ficar atentas, em especial no primeiro trimestre da gravidez.

6. Salmão

O salmão é outro alimento amplamente reconhecido pelos seus benefícios à saúde, como melhorar a memória. Outros pontos positivos são a regulação das células do sistema imunológico e a presença de propriedades anti-inflamatórias, auxiliando, também, no combate à tendinite e à depressão.

O salmão é riquíssimo em ômega-3, o que ajuda a manter o sistema cardiovascular longe das inflamações. Os peixes são as principais fontes dessa substância, mas você também a encontra no azeite e nas sementes oleaginosas, como nozes, chia e linhaça.

Muito bem, agora você já sabe quais alimentos aumentam a imunidade e pode incluí-los na sua dieta o quanto antes. Lembre-se de que, além da alimentação equilibrada, os exercícios físicos para idosos são excelentes formas de manter a saúde em dia.








Publicado por Cemig Saúde em maio 28, 2020 | Atualizado em junho 14, 2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Disqus Shortname

Comments system