terça-feira, 24 de dezembro de 2013




Carboidratos sem glúten: aprenda 



a fazer panqueca livre da proteína


A doença celíaca é uma intolerância permanente ao glúten cujo tratamento consiste em uma dieta que exclua totalmente a ingestão desta proteína. A obediência à nova alimentação - isenta de trigo, centeio, cevada, malte e aveia - é fundamental para evitar o surgimento de complicações no sistema digestivo, a deficiência de nutrientes e a redução da densidade mineral óssea, entre outros problemas.

Atletas e praticantes de atividades físicas precisam ingerir carboidratos. No entanto, grande parte das fontes de energia contém glúten, o que inviabiliza o consumo destes alimentos por pessoas intolerantes à proteína. O EU ATLETA mostra como corredores conseguem driblar o problema, repondo a energia gasta nos exercícios.
A fécula de batata, o amaranto, a quinoa, a tapioca, a farinha de arroz, derivados do milho, o amaranto, e outros alimentos podem ser utilizados para fazer pães, bolos, biscoitos, pizzas e outras comidas que originalmente levariam ingredientes com glúten. Existem produtos e até mesmo suplementos sem a proteína.
Confira uma receita de panqueca de banana sem glúten:
tabela receita eu atleta (Foto: Arte)Misture os ingredientes secos em uma tigela e reserve. Bata no liquidificador o agave, a gema, o iogurte, a água, o óleo de coco e a banana grosseiramente picada. Reserve. Misture os secos à massa e junte a clara em neve. Espalhe uma porção da massa em uma frigideira quente e untada com óleo. Adicione  de duas a três rodelas de banana laminada e deixe dourar ambos os lados. Repita o procedimento até terminar a massa e sirva com mel ou xarope de agave a gosto. Rende oito porções. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Disqus Shortname

Comments system